Meu caminho até aqui.
Relato pessoal de Lissa sobre sua trajetória na tecnologia de 2019 a 2022 , do Python descoberto no YouTube às comunidades, podcasts e produção de conteúdo.
Meu caminho até aqui
Artigo escrito como lição de casa da live da PachiCodes escrevendo esse artigo aqui
Antes de 2019
Eu sempre fui uma pessoa pesquisadora. Sempre que pensava em fazer algo , uma montagem, uma edição de vídeo , buscava aprender como fazer. Tanto pelo tempo livre que tinha quanto pela pouca interação social, eu nunca cheguei a ter medo de tentar coisas novas. E isso é algo que vai na contramão do que a gente aprende na escola: todo mundo é curioso por natureza. Ninguém nasce "do tipo que é de tech" ou "do tipo que não é". A curiosidade tá em todo mundo , o que muda é onde ela encontra espaço pra crescer.
2019
Nesse ano eu tinha 12 anos. Estava bem deprimida por alguns motivos pessoais, ao ponto de só seguir um caminho sem rumo , como uma pedra que vai com o fluxo da água sem questionar pra onde está indo.
Durante uma tarde, bem no meio de 2019, o algoritmo do meu Youtube (que pela parte acima dá pra deduzir que era BEM aleatório Kappa) me recomendou um vídeo sobre Python. Inicialmente, não entendi completamente NADA. mas um interesse surgiu alí, e resolvi começar a pesquisar mais sobre.
Rapidamente, cheguei no curso de Python do Curso em Vídeo, um dos melhores cursos gratuitos de Python que tem inclusive.
E, pra mim, programar virou um passatempo. Comecei a pegar as ideias que tinha , principalmente de automatização , e colocar em prática usando Python. Com o tempo, fui adicionando outras tecnologias.
2020
Com a pandemia, acabei ganhando mais tempo ainda para me dedicar no meu aprendizado, e nos meus projetos, mas do começo do ano, pro meio, acabei tendo todo esse adicional de tempo sugado por uma coisa chamada TWITCH.
De uma maneira tão aleatória quanto eu comecei, conheci a live do Pokemaobr, da dele, fui para a live da Pachicodes, Levxyca, Profbrunolopes, Morgannadev,etc. Aumentando mais e mais meu vício em Twitch Kappa
Conforme o tempo, eu e essa galera fomos nos aproximando mais e mais, até formar a Caverna do Patocórnio. Foi um divisor de águas pra mim , foi a primeira comunidade de tech que entrei. E foi ali que eu entendi que pertencer a esse espaço não dependia de quanto eu sabia, mas de querer estar.
Nesse ano também comecei a produzir conteúdo tech, principalmente na forma de lives.
2021
Em 2021, continuei o mesmo caminho que já estava fazendo, mas agora, produzindo mais conteúdo e em formas diferentes, como artigos e podcasts.
Nesse ano, cofundei a Mlkda da Deepweb, um podcast com a bancada mais aleatória da galacta, e também confundei a Kotlinautas, uma comunidade voltada á produção e divulgação de conteúdo sobre Kotlin.
Pessoalmente foi um ano bem merda principalmente do meio pra frente, mas é isso, não podemos controlar o destino.
Atualmente (Aqui)
Atualmente, a coisa que eu mais faço ainda relacionada á tecnologia é produzir conteúdo, divulgar conteúdo e falar com pessoas desenvolvedoras.
As três atividades me dão muita satisfação. Adoro fazer o que faço hoje, e tudo isso cria um solo fértil pra uma carreira futura , já vou ter um portfólio bem mais sólido que a maioria das pessoas que vão concorrer comigo, por conta desse tempo investido.