← voltar para guias
BásicoTodos

Aprendendo com o método 3C

Apresenta o método 3C , Consumir, Criar e Compartilhar , como forma de aprender tecnologia enquanto produz conteúdo, gerando valor para si e para a comunidade.

DISCLAIMER

Esse artigo foi baseado na minha palestra Aprendendo com o Método 3C. Assista ela clicando aqui

Objetivo do Método 3C

O objetivo do método 3C é te dar uma forma melhor de aprender ao mesmo tempo que você ensina e compartilha , trazendo benefícios não só pra você, mas pra toda uma comunidade que vai poder consumir esse conteúdo. E quando pessoas que muitas vezes se sentem de fora da tech começam a criar e compartilhar, o espaço muda. Cada conteúdo produzido é uma forma de dizer: eu também estou aqui.

Formas de aprender

Antes de tudo, precisamos aprender (ou relembrar) sobre algumas formas de se aprender que existem, e como pessoas com esses tipos de aprendizado podem estudar da melhor maneira:

Visual

O aprendizado visual se baseia em mapas, diagramas, imagens, vídeos,etc. Basicamente qualquer mídia visual que facilite a compreensão.

Auditivo

Por outra via, o aprendizado auditivo se baseia em vozes e aúdios, como palestras, discussões, podcasts,etc. Aprendendo muito mais pela escuta que pelo visual.

Cinestésico

O aprendizado cinestésico se baseia em ações práticas, e experiências. Aprendendo algo ao mesmo tempo que está sendo feito.

No mundo da tech esse aprendizado é muito popular, pois muitas pessoas aprendem sobre tecnologias enquanto criam projetos que as usam na prática.

Leitura e escrita

E por último, o aprendizado de leitura e escrita se baseia em ler informações, e escrever essas informações para fixar o conhecimento.

Pra quê servem os tipos de aprendizado no método 3C?

A utilidade de saber os tipos de aprendizado é para sabermos qual o melhor formato que podemos usar para aprender, e qual via será a melhor para criarmos nosso conteúdo, que é um dos passos do método.

Método 3C

O método 3C consiste em 3 passos:

  • Consumir
  • Criar
  • Compartilhar

Vamos abordar parte por parte.

Consumir

Na etapa de consumo, devemos estudar o conteúdo da forma que melhor aprendemos, em duas etapas:

Primeiro fazendo a absorção, que é estudar sobre o conteúdo usando artigos, vídeos, podcasts, palestras,etc. sobre a(s) tecnologia(s).

E depois fazendo a dispersão. Nela, devemos aplicar o conteúdo estudado em projetos práticos para fixar o aprendizado, criando projetos com a tecnologia que desejamos aprender.

Criar

A etapa da criação consiste em transformar aquela "massa mental" em conteúdo para outras pessoas. Essa etapa é muito importante pois é nela que vamos desatar os nós que aquele conteúdo causa na nossa cabeça, pois teremos que ensinar outras pessoas como utilizar aquela tecnologia.

Nessa etapa você pode criar o conteúdo em qualquer forma que você quiser, como artigos, lives, podcasts, vídeos,etc.

Caso você queira começar a criar conteúdo, mas ainda não sabe como, eu tenho este artigo chamado Como produzir seu primeiro conteúdo, e outro chamado Passo a passo para começar a escrever artigos

Compartilhar

A última etapa do método 3C é compartilhar o seu conteúdo, divulgando em comunidades e mídias sociais. Com isso, você reinicia o ciclo de criação e consumo, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

A Feministech tem um ótimo espaço para divulgar e pedir feedback sobre o seu conteúdo. Caso queira entrar no nosso grupo, mande uma DM no Twitter da Feministech ou no meu Twitter

Finalização

Nesse artigo, você aprendeu sobre o método 3C e como ele pode te ajudar a aprender e ensinar ao mesmo tempo.

← voltar para o início